sábado, 1 de outubro de 2011

Trabalho de Parto

Será que entrei em trabalho de parto???

São várias as teorias que tentam explicar as causas que iniciam o parto. São vários fatores que atuando em conjunto determinam este momento tão lindo!

Por volta das 3 semanas que antecedem o parto podemos observar algum alívio dos desconfortos gástricos, uma facilidade maior em respirar. Isso é porque a barriga pode estar mais baixa, indicando que o bebê está encaixado (alguns bebês encaixam somente na hora do parto). 
O período que antecede o trabalho de parto se chama pródromos. Durante esse período pode acontecer a perda do tampão mucoso, contrações que não incomodam tanto têm duração pequena e intervalos irregulares entre elas. Seu obstetra pode fazer um exame de toque e constatar que você já tem alguma dilatação. Mas isso ainda não é trabalho de parto. Pródromos podem durar alguns dias ainda, mas o momento de conhecer seu bebê está próximo! Procure descansar bastante e se alimentar bem, vai precisar de muita energia para o parto. As contrações servem para o colo do útero dilatar. Para isso acontecer mais rapidamente você pode caminhar, tomar banhos quentes, fazer exercícios (com ou sem bola), receber massagens. Você precisa se movimentar mas também descansar. Enquanto você está em pródromos aproveite! Passeie um pouco, curta esse tempo com o marido, com alguma amiga, com seu filho mais velho. Se despeça da barriga e dê boas vindas ao seu bebê. Siga seu instinto, procure se conectar com o que está acontecendo no seu corpo.

Quando eu sei que eu estou em trabalho de parto? Quando devo ligar para o médico ou ir para a maternidade/hospital?
  • As contrações que você sentiu começam a ficar ritmadas e doloridas ou você teve mais de 3 contrações em meia hora
  • Você está perdendo líquido via vaginal (se ele for clarinho e em pouca quantidade não precisa sair correndo! Avise o médico e aguarde as instruções dele)
  • O médico fez um exame de toque e a dilatação é maior que 6cm (provavelmente ele mesmo te encaminhará ao hospital/maternidade)
Nem sempre a bolsa vai romper antes. Em alguns trabalhos de parto ela só rompe quando o bebê está quase saindo e existem casos de bebês que nascem sem a bolsa romper. Mas se ela romper e você não estiver sentido contrações nem nada, preste atenção na quantidade e na cor do líquido que está saindo e relate isso imediatamente para o seu médico. A bolsa romper não significa que você está em trabalho de parto porém, se isso acontecer é bem provável que você precise tomar algum antibiótico antes do trabalho de parto começar porque a bolsa rompida facilita a entrada de micro-organismos que podem causar alguma infecção. 


IMPORTANTE:

Situações que a gestante deve ir imediatamente para o hospital/maternidade e contatar o obstetra independente de estar em trabalho de parto:
  • Contrações de 5 em 5 minutos ou intervalo menor (por mais de 1 hora)
  • Perda de muito liquido amniótico via vaginal ou se ele tiver coloração esverdeada/amarronzada
  • Perda de sangue via vaginal (alguns traços de sangue é normal, não deve ser um sangramento intenso)
  • Diminuição dos movimentos fetais 
  • Dor de cabeça, visão embaçada ou com pontinhos brilhantes
Se você quer saber mais sobre o parto normal/natural visite o Grupo Gesta Londrina. É um grupo de apoio à gestante que quer um parto normal e ou um parto ativo. Lá você pode tirar suas dúvidas e conhecer o trabalho de um doula.
O que é parto ativo, o que é doula? Isso é assunto para um próximo post!

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...