terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O bebê ficou doente. E agora?

Você está lá bela e formosa com seu bebê e de repente ele fica doente ou acontece algum acidente que você sabe que deve levar ele pra ter atendimento médico.



O que fazer?
Se for febre, vômitos, diarreia ou outro sintoma que não seja urgente o melhor é ligar para o pediatra que acompanha o seu bebê e tentar uma consulta de encaixe.
Mas se o pediatra não puder atender (convenhamos, isso é bem comum de acontecer) ou for algo mais grave (engasgo, convulsão, suspeita de fratura, febre que não baixa com uso de medicamentos) você deve procurar um hospital.

Com três filhos eu já tive algumas experiências com hospitais aqui em Londrina. 
O único hospital que tinha pediatria e atendia meu convênio (Unimed) era o Hospital Infantil de Londrina. Sinceramente eu esperava muito mais de um hospital que era pra ser referência da região. O atendimento dependendo do médico que está de plantão pode ser ótimo ou terrível. Sim, como uma loteria.
Quando o Biel teve uma bronco-aspiração nós demos muita sorte de estarem de plantão 2 médicos incríveis que encaminharam tudo rapidinho para que ele fizesse a broncoscopia que foi realizada no HU pois só lá que tem o broncoscópio pediátrico. 
Já tive a péssima experiência com outro médico que ficou o tempo todo questionando se eu morava na zona rural porque meu filho estava com diarreia. Se não fosse antiético eu até mencionaria o nome do sujeito. E se os problemas parassem por aí... Na sala de espera tem mofo e bolor nas paredes. O banheiro está sempre sujo (sempre das várias vezes que fomos lá e não foram poucas) e falta papel toalha para enxugar as mãos. 
Quando o Biel fraturou o fêmur fomos atendidos lá. O médico ortopedista foi ótimo! O acompanhamento dele depois também. Ele ficou internado por 2 dias e eu vi algumas técnicas de enfermagem com alguns hábitos péssimos que colaboram para infecção hospitalar e muita, muita formiga no hospital. Mas era praticamente a única opção.

Outra opção era o Hospital Evangélico. O único problema é que ele só tinha pediatra a partir das 19:00 as 07:00.  Quando a criança ficava doente nesse horário ok, senão o jeito era ver se o tal pediatra que eu não vou falar o nome estava de plantão ou não e ir no Infantil.
No Evangélico sempre fomos bem atendidos e a estrutura deles é bem melhor. Esses dias liguei lá para saber a que horas o pediatra chegava e fiquei sabendo que agora eles estão com PS Pediátrico 24h. 

Pra quem usa o SUS eu também indico o HU (onde o Biel fez a broncoscopia) e o PAI. Já fomos atendidos nos dois e garanto que em época de virose por exemplo nada tem de diferente o atendimento deles com o atendimento do convênio. Inclusive são muito atenciosos com as crianças e super competentes! 

Já me falaram de uma clínica chamada Santa Paula que também atende pelo convênio. Mas nunca consegui consulta lá. Nas vezes que liguei estava sempre lotado e sem possibilidade de encaixe.

Vamos combinar que um bom atendimento numa hora delicada onde você está tão preocupada com a saúde do seu bebê é essencial. Mas nem sempre é isso que obtemos por motivos que fogem do nosso controle. O importante é manter a calma e se tiver alguma dúvida procurar uma segunda opinião.

Até mais!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...